Parabéns a Rádio Santa Cruz 550 Am Completando Hoje 70 Anos

 A voz das comunidades

CasaRadio

Fundada aos 07 de abril de 1946, a Rádio Santa Cruz  celebrou o  (70 anos) de atividades e serviços à região em 2016. Como pioneira em radiodifusão regional, a Rádio Santa Cruz continua como uma das maiores emissoras da região, cujo alcance ainda é o maior. A Rádio Santa Cruz já se tornou uma referência em comunicação tanto na cidade, como no interior. Trata-se de uma rádio de longo alcance que atinge a maioria dos municípios da Diocese de Santa Cruz do Sul, além de ser ouvida em Santa Maria (150 Km), Porto Alegre (145 km), Pelotas (220 Km) e Farroupilha 200 (Km).

A Rádio Santa Cruz foi fundada por Arnaldo Ballvê e foi a pioneira de uma rede de 15 rádios no interior do Estado. Nos anos 90 Arnaldo Ballvê vendeu a rede de rádios para a família Proença. Em 2002, a Rádio Santa Cruz foi adquirida por um grupo de Santa Cruz do Sul, sob coordenação da Mitra Diocesana. Desde o dia 1° de setembro de 2002, a Rádio Santa Cruz conta com uma administração local que sempre teve como prioridade recolocar a emissora totalmente à serviço do desenvolvimento local e regional, bem como exercer uma comunicação com ética e solidariedade.

Embora novas rádios tenham proliferado nos últimos anos, a Rádio Santa Cruz continua como líder em preferência em nossa região devido ao seu estilo popular, seu longo alcance, seu pioneirismo, sua tradição e sua potência de 5 KW(Kilowatts) regulados por duas antenas propagadores, sendo uma positiva e outra neutra, operando em 550 KHz AM (Amplitude Modulada).

Há 40 anos a Rádio Santa Cruz transmite a missa dominical diretamente da Catedral São João Batista. Esta missa é ouvida por inúmeros fiéis, de perto e de longe. Inclusive, muitos deixam de acompanhar missas de suas regiões para acompanhar a missa transmitida de Santa Cruz do Sul, pois a mesma já faz parte de cultura e dos costumes populares. Há 40 anos também a emissora transmite a Oração da Ave-Maria, às 18 horas.

A Rádio Santa Cruz opera em sinal aberto atingindo todo o território da Diocese de Santa Cruz do Sul com seus 40 municípios, além de atingir municípios como: Santa Maria (150 Km), Porto Alegre (145 km), Encruzilhada do Sul (150 Km), Farroupilha 200 (Km), Agudo, Arroio dos Ratos, Barros Cassal, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Estrela, General Câmara, Venâncio Aires, Paraíso do Sul, Restinga Seca,Santa Maria, São Jerônimo, São Sepé, Sobradinho, Teutônia, Lajeado, Vale Verde, entre outros.

Segundo os últimos levantamentos, o sinal da Rádio Santa Cruz atinge mais de 120 municípios na região central do Estado do Rio Grande do Sul.

Citação | Esse post foi publicado em Radioamadorismo e marcado . Guardar link permanente.