Utilização Do Link

Regras de Conduta :

1 – Sempre chame utilizando indicativos. Dessa forma quem está na escuta não terá dúvidas de que é um radioamador quem vai utilizar o link, além disso desencorajar clandestinos.
2 – Evite falar com clandestinos. As vezes nos vemos nessa situação e o melhor a fazer é alertá-lo para que regularize sua situação e que permaneça apenas na escuta.
3 – Antes de entrar numa rodada certifique-se de que sabe quem são os participantes e qual o assunto em pauta. Não existe nada mais desagradável do que alguém interromper uma rodada sem ter a mínima ideia do assunto ou mesmo quem está participando dela.
4 – Se você não tem nada à acrescentar ao assunto em pauta talvez seja melhor não entrar. Entrando apenas para dizer “boa tarde” interrompe-se o QSO em andamento, e por educação, passarão novamente a palavra e você continuará sem ter o que dizer.
5 – Tenha um vocabulário adequado e isento de termos vulgares como palavrões e gírias. Lembre-se que embora a maioria absoluta dos radioamadores sejam do sexo masculino, junto com ele pode haver crianças e mulheres ouvindo.
6 – Não ofenda ou resolva desafetos pelo Link. Utilize o telefone ou quem sabe faça–o pessoalmente. O Link não pode ser utilizada para promover discórdia entre radioamadores.
7 – Quando houver portadoras evite comentar na frequência. Faça de conta que não está atrapalhando. Se realmente estiver, invente uma desculpa e deixe a frequência. Quem dá portadoras adora saber o quanto está atrapalhando e o quanto você o odeia. Quanto mais você reclama mais satisfação ele tem. Se ele for ignorado, logo desistirá.
8 – Quando quiser discutir com alguém um assunto muito específico, prefira utilizar uma frequência que não dê batimento na frequência do link.
9 – O Link não deve ser utilizada como palanque para discursos inflamados de qualquer natureza. Seu uso é para integração entre radioamadores e eventualmente comunicados emergenciais. Pessoas inteligentes falam de coisas e não de pessoas.
10 – Não utilize código Q em excesso. Esse código foi criado para facilitar comunicações quando o sinal é fraco ou mesmo em telegrafia. Com a alta fidelidade das comunicações locais em FM, isso é desnecessário.
11 – Radioamador que fala o quer normalmente coleciona desafetos, que notadamente resulta em portadoras. Por conta disso tendem a monitorar suas transmissões. Se realmente achar necessário monitorar a própria transmissão, aprenda o procedimento correto para poupar o ouvido alheio de realimentações e ruídos estridentes.
Por trás de todo Link há um radioamador responsável por ele perante a Anatel. É responsabilidade dele é garantir que ele seja bem utilizada. Se a situação exigir, o link poderá ser desligado ou bloqueado remotamente sem aviso prévio pelos responsáveis.
Manter um Link funcionando demanda tempo e dinheiro, quando não riscos. Alguém devota esse tempo e esse dinheiro, portanto reflitam antes de criticar qualquer coisa invés disto procure o seu mantenedor para o ajudar pois toda ajuda é bem vinda.