Radioescuta

Você sabe o que é DX?

A maioria dos ouvintes de ondas curtas contenta-se em ouvir as estações mais fáceis de serem captadas. Contudo, certos ouvintes estão interessados nos aspectos técnicos do hobby, como propagação e experiências com antenas. Esta atividade é chamada de DX, termo este derivado da sigla em inglês DX, onde a letra “D” significa “distância” e a letra “X” significa “incógnito”(em analogia à letra X usada na Matemática em expressões algébricas). Este termo pode ser interpretado como “escutar estações de rádio localizadas a uma distância desconhecida”.
Para eles isto significa varrer as faixas de ondas curtas à procura de novas estações, que por vezes possuem um sinal tão fraco que torna difícil a sua escuta. Muitas destas estações não estão interessadas em transmitir para audiências tão distantes, geralmente são estações regionais, transmitindo em baixa potência, que usam as ondas curtas para atingir ouvintes de regiões específicas e não muito distantes, da mesma forma que em muitas partes do globo as estações locais usam a faixa de ondas médias ou a faixa de freqüência modulada.

O HOBBY DE OUVIR RÁDIO

O hobby (passatempo) de se ouvir rádio nasceu praticamente junto com as primeiras estações de rádio, no início deste século. Hoje em dia, ouvir rádio é um hobby muito conhecido e difundido em países de primeiro mundo como Estados Unidos e no continente europeu, mas o Brasil não fica muito atrás pois muita coisa importante já foi desenvolvida em prol deste hobby no nosso país.A radiodifusão é baseada em uma estação de rádio (transmissora) que possui estúdios, equipamentos, técnicos e um aparelho chamado transmissor que se encarrega de transformar as vozes dos locutores, músicas e outros sons em ondas eletromagnéticas que são enviadas para a atmosfera através de uma antena. O rádio (receptor) é um aparelho que tem a função de receber estas ondas eletromagnéticas através de sua antena e transformá-las em sons compreensíveis ao ouvido humano.

No Radioamadorismo, costuma-se chamar de DX, aquele atividade de fazer um contato com outra estação a longa distância, onde mantem-se a troca de coordenadas e posterior troca de cartões QSL, para que possa coloca-lo em seu acervo onde tenta adquirir um grande número de contatos no mundo todo, hoje em dia por volta de 336 locais no mundo onde poderá fazer contatos.
Claro que ao passar do tempo vai ficando um pouco mais difícil pois tais locais somente existem as chamadas expedições de radioamadores, aos quais levam seus equipamentos e transmitem deste determinado local, valendo assim como um ponto de contato para o famoso DXCC.
O diploma DXCC é oferecido e administrado pela ARRL, ao qual premia os Radioamadores que por sua vez façam um determinado número de contatos, ao qual se inicia com 100 paises conquistados, e posteriormente de 50 em 50.

A cada verificação e contagem destes contatos você receberá um pequeno troféu pela conquista, podendo chegar ao TOP’s desta categoria.

Anúncios