Rede Tupy De Televisão

A Televisão no Brasil nasceu por meio de um homem que não teve medo de ousar, seu nome era Assis Chateaubriand, ou Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, o “Chatô”

   Advogado, jornalista, nasceu no interior da Paraíba e foi criado em Pernambuco. – Era presidente da maior cadeia de jornais e rádios do hemisfério Sul, também era proprietário das três primeiras estações de TV do Brasil, por essas razões foi um dos maiores empresários de comunicação do país e considerado até nos dias atuais.

Seu império chegou a compreender quase 100 empresas, sendo 33 jornais, 25 emissoras de rádio, 22 emissoras de televisão, uma editora, 28 revistas, duas agências de notícias, três empresas de serviços, uma de representação, uma agência de publicidade, duas fazendas, três gráficas e duas gravadoras.

Tudo começou em 1924, com a aquisição de “O Jornal do Rio de Janeiro”, mas só em 1959 que Chateabriand criou o Condomínio Associando, doando 49% de suas ações a 22 funcionários.

Em 1962, doou os 51% restantes. Nesta época tornou-se o maior conglomerado de comunicação do país, tendo a Rede Tupi de Televisão como seu principal veículo. Apesar de ter sido um homem com a coragem dos pioneiros, também foi uma figura muito controvertida na história da comunicação brasileira.

Em depoimento, Rubéns Furtado (foi diretor da Rede Tupi) conta-nos que Chatô (como era conhecido) resolveu fazer TV, porque foi desafiado e afrontado.

A General Elétric e a RCA foram as primeiras empresas americanas a construir transmissores e aparelhagens de televisão. Como ele tinha comprado transmissores para suas rádios, conhecia muito o general Sarnoff presidente da RCA.

Só depois das comemorações e que o primeiro programa foi ao ar, alguém se lembrou de que não havia programação para o dia seguinte.

Assim, – Nossa TV nasce do puro improviso!

Uma jovem atriz chamada Yara Lins foi convocada especialmente para dizer o prefixo da emissora – PRF3 Canal 3 de São Paulo (tempos depois é que mudou para o Canal 4).

Foi o segundo rosto a aparecer na televisão brasileira, no dia 18 de Setembro de 1950. A jovem atriz foi convocada especialmente para dizer o prefixo da emissora – PRF-3 – e o de uma série de rádios que transmitiam em cadeia o acontecimento. Ela iniciou dando os prefixos de todas as rádios dos Diários e Emissoras Associadas do Brasil!

As do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, do Nordeste, do Sul…, de todas!

Ela não sabia como decorou todos esses prefixos, sendo que um erro qualquer seria fatal! Yara Lins não parou só nos prefixos, continuando, Os três últimos seriam:

…”PRF-3 Rádio Difusora, São Paulo; PRG-2 Rádio Tupi São Paulo e PRF-3 TV Tupi São Paulo”.

“Senhoras e Senhores telespectadores, boa-noite; a PRF 3 TV – Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina”

Há muitas histórias a respeito início da TV.

– Uma delas é que na inauguração, empolgado, Chateaubriand teria quebrado uma garrafa de champanhe numa das duas câmeras, fazendo com que a tevê no Brasil entrasse em cena com apenas 30% de sua capacidade.

– Outra estória é que acabada a inauguração, a equipe se deu conta de que não havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso.

– Nas apresentações ao vivo, se alguém se atrapalhasse, nada podia salvá-lo. Foi o caso de Alberto Maduar e Nelson Coelho, que certa vez representaram um duelo. Dando um passo em falso, um deles derrubou o cenário veneziano. O câmeramen desvia-se do desastre e procurou focalizar em close só o rosto dos atores. Mas eles estavam tendo um acesso de riso… nervoso.

– Artistas estrangeiros também faziam sucesso, como a “rumbeira” cubana Rayito de Sol. Durante sua transmissão, a diretoria da Tupi recebeu um telefonema da família Whitaker, anunciante dos Associados, reclamando dos “requebros indignos de entrar em casa de família”. Imediatamente, Chateaubriant deu a ordem: Os requebros foram substituídos pela imagem de Dom Pedrito, responsável pelo batuque. Rayito de Sol foi mostrada a distância. “A família Whitaker manda”, relembra Dermival Costa Lima.

– Em 1953, Yolanda Braga tornou-se a primeira protagonista negra da TV brasileira em “A Cor da sua Pele”, outra novela da Tupi.- Portanto, depois de um atraso de uma hora pelo estrago de uma das 3 câmeras, seria oficialmente às 21 horas, mas foi as 22:00h, a atriz Yara Lins anunciou que a emissora estava começando seus trabalhos. E esse começo tinha a importante execução de um hino especialmente criado para o evento, o hino da televisão, com letra de Guilherme de Almeida e música de Marcelo Tupinambá.

Evolução da Marca

Em 1972, com o início das transmissões em cores e a TV Tupi se consolidando como uma rede, ela necessitava assumir novamente ares mais sérios e uma identidade mais corporativa, assim como já haviam fazendo as suas concorrentes. Com isso, o índio foi finalmente substituído por um novo símbolo. Eliminou-se a brasilidade do indiozinho e acentuou-se a referência à televisão em cores. Nolugar do cocar de antenas como representante da televisão, foram utilizadas duas linhas onduladas que se cruzavam, representando as ondas de transmissão. Essas ondas envolviam três círculos com as cores verde, vermelho e azul, o tradicional sistema de cores-luz RGB utilizado pelos aparelhos televisores na transmissão de imagens em cores. Já as vinhetas institucionais apresentavam o símbolo através de efeitos visuais psicodélicos, tendência estética bastante utilizada na época entre as emissoras.

tupi-indio

televisual-tupi8

DENTEL LACRA 7 EMISSORAS DE TVS ASSOCIADAS

– Brasília – Ontem às 8h30m, o diretor-geral do Departamento Nacional de Telecomunicações – Dentel, Coronel Antônio Fernandes Neiva, ao receber o Diário Oficial da União que publicou os atos do Presidente da República, considerando peremptas – não renováveis – as concessões de sete emissoras de televisão do Grupo Associado, expediu, via telex, ordem para os diretores regionais do órgão, onde se localizam essas televisões, para interromper imediatamente as transmissões e, conseqüentemente, o lacre de seus transmissores.

Para Mais Informações Clique no Link Abaixo

http://redetupitv.blogspot.com.br/