Tv Piratini – Tv Canal 5 Tupy RS

Em 20 de dezembro de 1959, as cinco da tarde, o apresentador Ênio Rockenbach  anunciou:

“Senhoras e Senhores telespectadores do Rio Grande do Sul, está no ar a TV Piratini, Canal 5, uma emissora dos Diários Associados”

Modernidade

– Descrita como uma das mais modernas do Brasil, a TV Piratini começou a funcionar em Porto Alegre com o melhor que a tecnologia da época poderia oferecer. As primeiras imagens foram geradas a partir do prédio erguido no topo do Morro Santa Teresa.

 Com o indiozinho Curumim como símbolo, era a mais nova afiliada do grupo de Assis Chateaubriand.

0f78a-tvpiratiniredetupidetvcoluna2001jun29anunciotupicc383c692c382c2b3pia

 Em 1962, o caminhão de externa transmitiu a apresentação dos Zufalitzen Artisten, equilibristas sobre cabo de ação entre os prédios do edifício União e da Prefeitura de Porto Alegre.

 A Programação Local da TV Piratini

– Ainda sem contar com o recurso do videoteipe, durante os três primeiros anos de pioneirismo a programação da Piratini era totalmente ao vivo. Em duas horas diárias, das 20h às 22h, os telespectadores assistiam a três novelas, dois telejornais – o Repórter Esso e o Diário de Notícias na TV, além de três peças de teatro semanais e shows artísticos. No ano de 1961, ingressou na TV Piratini e, mais tarde, no Diário de Notícias.
Entre seus programas locais, a emissora da Rede Tupi apresentava todas as noites o Diário de Notícias na TV, apresentado por jornalistas como Ênio Rockenbach,Melchíades Stricher e o mais tarde Ibsen Pinheiro. A partir de 1961, Ênio Rockenbach também apresentou o programa sobre futebol “Em Mangas de Camisa”. A primeira apresentadora de Culinária na TV do RS, Mimi Moro passou décadas ensinando as gaúchas a cozinhar no programa “Cozinhando com Dona Mimi”, de 1959 e toda a década de 1960.As notícias eram apresentadas por Celso Ferreira, que mais tarde foi apresentar o Rede Regional de Notícias do Jornal do Almoço. O Canal 5 foi a primeira emissora de TV do Rio Grande do Sul, podia ser sintonizada em todo o estado, Santa Catarina e uma parte do Uruguay.

Até 1980, último ano em que funcionou, a TV Piratini assumiu a importância histórica de ser a primeira emissora de TV dos Gaúchos.

A TV Piratini saiu do ar junto com as outras emissoras associadas a Rede Tupi de Televisão:

– TV Tupi de São Paulo, TV Tupi Rio, TV Marajoara de Belém, TV Itacolomi de Belo Horizonte, TV Tupi Brasília e outras.

TV Educativa TVE-RS, canal 7 VHF

Em 1981, a sede da emissora na Famecos sofre um incêndio e a emissora se instala na antiga sede da extinta TV Piratini, no Morro Santa Teresa, onde permanece até hoje, mesmo tendo uma sede nunca usada desde a fundação no Jardim Botânico de Porto Alegre.O terreno dos estúdios da TV Piratini, passou a ser utilizada pela TV Educativa (TVE-RS), canal 7 VHF. Durante a administração da emissora estatal gaúcha pelo jornalistaCândido Norberto, a TV Educativa passou a se chamar TVE Piratini, em homenagem à antiga emissora e em alusão ao fato de pertencer ao governo do Estado, que fica sediado no Palácio Piratini.

Em 1983, as instalações da emissora sofrem mais um incêndio, já na antiga sede da extinta TV Piratini, no Morro Santa Teresa, onde se perderam todo o acervo da emissora até então e quase todos os filmes da TV Piratini

A antena da TV Piratini, no Morro Santa Tereza, foi nos anos seguintes demolida por falta de manutenção.

 

Para Mais Informações Clique no Link Abaixo :

http://lealevalerosa.blogspot.com.br/2010/04/canais-de-tv-em-porto-alegre.html

Anúncios